Rota das Emoções

banner ROTA DAS EMOCOES

A “ROTA DAS EMOÇÕES” encontra-se localizada na região turística que compreende três dos mais raros e exuberantes destinos turísticos do Brasil: os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e a Costa do Sol Poente Cearense, especificamente na região de Jericoacoara e Camocim cujas belezas naturais são preservadas em áreas protegidas.

O roteiro que liga três estados do Nordeste brasileiro, Ceará, Piauí e Maranhão, apresenta ecossistema variado, formando mares de ondas perfeitas, próprias para a prática do kitesurf, windsurf, hobbie cat, surf, windsurf, kitesurf, entre outros esportes náuticos. Toda a Rota das Emoções é envolta em muita aventura e a região bastante conservada e preservada virou roteiro obrigatório para os amantes do ecoturismo, do turismo de aventura e dos esportes ao ar livre.

A Rota oficial lista 14 municípios Araioses, Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro e Tutóia, no Maranhão; Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz, no Ceará; e Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luis Correia e Parnaíba, no Piauí.

Este roteiro integrado é resultado do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização – 1ª edição, implementado pelo SEBRAE e Ministério do Turismo. Desde 2005, lideranças locais, empreendedores, governo e entidades trabalham unidos para o desenvolvimento integrado desta região.

O SEBRAE em parceria com empresarios de turismo e governo tem trabalhado as comunidades ao longo da Rota das Emoções, valorizando sua cultura ensinando-lhes sobre a importância desse potencial turístico que é também uma forma de desenvolvimento das comunidades e sustento nos mais diversos ramos do turismo, sempre com um olhar na sustentabilidade e competitividade do produto no mercado nacional e internacional. Todos esses esforços contribuíram para que a Rota das Emoções, em 2009, fosse eleita o Melhor Roteiro Turístico do país, concedido pelo Ministério do Turismo, durante o 4º Salão do Turismo, maior evento turístico da América Latina.

Por englobar três importantes Áreas de Proteção Ambiental, o roteiro não deve ser explorado sem um mínimo de cuidado com a preservação do meio ambiente. Além disso, toda a programação gira em torno do contato com a natureza e o social com a comunidade. Basta aproveitar cada paisagem, apreciar todos os sabores e se deixar envolver com as histórias e a simplicidade do povo local.

Visão de Futuro da Rota das Emoções:

Ser um destino sustentável de referência nacional e internacional pelos seus produtos únicos, diferenciados, que integra natureza, aventura, esportes relacionados com vento e água, e cultura, num cenário de sol e praia.

Princípios Básicos da Rota das Emoções:

Compromisso com o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas.

Fortalecimento da governança local.

Efetivação do processo de integração em todas as instâncias.

Vivência de uma experiência de grande significado ao turista.

Observância das políticas públicas nacionais, estaduais e municipais, voltadas para o turismo.

Veja algumas distâncias! 

COMO CHEGAR