Ilha do Caju

Conheça a Ilha do Caju

A Ilha do Caju está localizada a noroeste do Delta do Rio Parnaíba, no município de Araioses – MA, a cerca de 50 km da cidade de Parnaíba-PI, entre as 80 ilhas e ilhotas que formam o maior e único delta das Américas, em mar aberto. Com extensão de 10.139,3 ha, dos quais 35% de mangues, 12% de dunas, 23% de matas, 20% de campos e 10% de salgados. A ilha está situada a 2º45′ de latitude, abaixo da linha do equador e 42º05′ de longitude oeste.

A fauna é variada, nela se inclui tatus, cotias, gatos-maracajás, tamanduaís, tucanos, jacarés de papos-amarelos, guaxinins, veados, raposas, pica-paus, jacus, macacos de várias espécies, guarás, colhereiros, garças, marrecas, tartarugas marinhas (gigante, pente e cabeçuda), botos e muitos outros.

A Ilha do Caju é o refúgio destes animais, principalmente por ser uma área de proteção natural do habitat destas e outras espécies.
Visando deter a marcha da devastação desse ecossistema rico e frágil, o respeito pela natureza e pelos hábitos da comunidade local são difundidos através de programas de educação ambiental e desenvolvimento sócio-econômico sustentável, que objetivam resguardar esse paraíso para o seu uso racional para as gerações presentes e futuras.

É preferível termos menos por tempo indeterminado do que termos muito por tempo estritamente limitado.”

Ingrid Meyer Clark

Os 10 Mandamentos da Ilha do Caju

01º – Nunca alimente nem moleste os animais.
02º – Nunca arranque flores.
03º – Respeite os hábitos da comunidade local.
04º – Nunca deixe lixo nas trilhas – conserve-os consigo.
05º – Nunca ande descalço.
06º – Sempre use tênis ou botas nos passeios pelas matas.
07º – É estritamente proibido fumar fora da área da pousada. Evite incêndios.
08º – Nunca jogue baganas no chão.
09º – Qualquer anormalidade observada comunique à gerência.
10º – Preserve a natureza, com isso estará preservando a si próprio.

Saiba mais detalhes aqui!